Sobre o Volt

O que é o Volt?

O Volt Portugal é o partido do centro, a alternativa entre a esquerda e a direita Portuguesa.

À escala europeia, o Volt posiciona-se como um partido pan-Europeu, presente em 31 países, reconhecido como partido em 18 deles, conta com mais de 130 mandatos eleitos em todos os níveis de administração e cerca de 20.000 membros em todo o continente. É progressista e foi criado como movimento em março de 2017 em reação ao Brexit, aos populismos, ao extremismo, ao ceticismo sobre a União Europeia e aos nacionalismos. É um partido pragmático, fundamentando as suas propostas na evidência científica e nas boas práticas. As suas políticas são elaboradas pelas bases do partido e posicionam-se num espectro liberal, social e ecologista. Em Portugal, surgiu em dezembro de 2017 e foi formalizado em 2020.

Qual é a nossa visão?

Testado na Europa, pronto para Portugal.

O Volt é necessário para defender uma economia de futuro e serviços públicos que funcionam em Portugal. Algumas das bandeiras do nosso programa são:

  • Habitação: 60% de rendas acessíveis em zonas de alta pressão. Converter prédios vazios do Estado e dos bancos.

  • Economia: Salários europeus sem sair de Portugal. Disparar salários com incentivos fiscais e aposta na Inovação. Tornar o país líder na economia verde e digital.

  • Europa: Governo e Exército Europeu mais barato e eficiente contra as ameaças de Putin e Trump

  • Saúde: Atender mais com menos custos: + digitalização, medicina preventiva e PPPs bem negociadas.

  • Clima: Transportes públicos + rápidos que o carro, novas ligações ferroviárias e incentivos às bicicletas.

  • Igualdade: Fim da impunidade na violência contra as mulheres com mudanças culturais e jurídicas.

Queremos uma Europa verdadeiramente unida, democrática, solidária e inclusiva, que valoriza as pessoas. Uma Europa que permita que os seus cidadãos façam parte da solução para os desafios que enfrentam. Defendemos uma União Europeia federal com presidente e governo eleitos, bem como uma mais consistente integração política, social e económica.

Quais são os nossos valores?

A dignidade humana, a igualdade de oportunidades, a liberdade, a sustentabilidade, a justiça e a solidariedade. Somos livres de ideologias de esquerda ou de direita e estamos focados em encontrar as melhores soluções para todas as pessoas.