Kai Tegethoff
“Para preservar a nossa subsistência, temos que repensar completamente a mobilidade”
O Kai foi eleito vereador em setembro de 2022. Ele representou o Volt por cinco anos como presidente do grupo do conselho Die FRAKTION. - DIE LINKE., Volt & Die PARTEI na Câmara Municipal de Braunschweig, Alemanha, e é membro dos comités de mobilidade, planeamento e economia.
"Para preservar os nossos meios de subsistência, temos de repensar completamente a mobilidade - por exemplo, com uma rede ferroviária europeia de alta velocidade. Porém, só conseguiremos isso se conseguirmos pegar todos e levá-los conosco."
Que perspetivas/experiências de vida trazes ao Parlamento Europeu que ainda faltam?
A empatia foi um dos meus pontos fortes desde cedo. Como um de quatro irmãos, muitas vezes desempenhei o papel de mediador. Como membro do conselho do Volt, posso representar isso hoje. Gosto muito de trabalhar de forma construtiva com representantes de todas as partes em questões comuns e de pressionar consistentemente por soluções sustentáveis. Como engenheiro e assistente de pesquisa, desenvolvi um percurso universitário e profissional bastante variado e que sempre valorizou a ciência. Gostaria de transferir isto para a política da UE, pois demasiadas vezes os factos científicos são postos de parte para beneficiar interesses secundários.
Quem é o teu maior modelo político?
Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela fez campanha pela sociedade da Nova Zelândia com muita empatia e amor pelas pessoas e pela política. Envolveu todas as forças políticas, embora não dependesse delas para obter uma maioria política. Ela foi um modelo na combinação de família e trabalho. E quando sentiu que não era mais a pessoa certa, ela foi honesta consigo mesma e com todos os outros e afastou-se.
Quais são as questões políticas que mais te motivam?
Por um lado, todo o tema da mobilidade e da transição dos transportes: os investimentos à escala da UE nos transportes públicos e ferroviários, a fixação de preços consistentes de CO2 e a abolição final dos combustíveis fósseis são importantes. Por outro lado, reforçar a democracia através da transparência e da participação: a promoção de formatos de debate europeus (CoFE) e iniciativas (ICE), bem como a reforma das instituições da UE para se tornarem mais transparentes e democráticas são essenciais para a coesão europeia.
Comissões em que trabalha no Parlamento Europeu:
Membro - Comissão dos Transportes e do Turismo
Membro - Delegação para as Relações com a Índia
Membro - Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE
Suplente - Comissão dos Orçamentos
Suplente - Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar
Suplente - Delegação à Assembleia Parlamentar Caraíbas-UE
Europeias 2024 "Faz-te ouvir na Europa"
Acompanha os nossos candidatos e o Volt de perto: as propostas, as iniciativas públicas, os eventos, tudo!