Damian Boeselager

“Em 2019, através do Volt Alemanha, elegemos o nosso membro Damian Boeselager para o Parlamento Europeu.”

Acompanhem o Damian no seu site!

O Damian, enquanto eurodeputado do Volt, representa em Bruxelas os cidadãos europeus. Representa também o nosso desejo de uma Europa mais forte e unida. Mas não é só: esta experiência e a nossa visão para a Europa fizeram do Volt um interveniente político relevante para os próximos anos. Organizámo-nos em torno da nossa identidade europeia e demos poder às comunidades para assumirem um papel ativo na política. Estamos prontos para continuar a trabalhar pela Europa e para concorrer nas eleições locais, regionais e nacionais. Continuaremos a desafiar a política tradicional e a trazer para as nossas sociedades uma forma de fazer política progressista, pan-europeia e centrada nas pessoas. Através das nossas campanhas, do trabalho comunitário e das ações cívicas, o Volt dará mais poder às pessoas para afirmarem a sua voz na política. Construiremos uma democracia europeia adaptada ao século XXI. Estamos aqui para ficar e para reformular a política.

Olá a todos! Vou começar com dois exemplos de sucesso:

Em primeiro lugar, fui nomeado relator-sombra para os Verdes/ALE na AIDA - a Comissão Especial sobre Inteligência Artificial no Parlamento Europeu. Vou lutar contra as grandes gigantes dos dados, fazer da Europa um continente totalmente digital e... hahaha vamos ver. É sobretudo uma comissão para escrever um parecer sobre a IA na Europa, o que me deixa muito feliz por poder participar e representar o meu grupo.

Em segundo lugar, estive em duas sessões de imprensa interessantes sobre o Pacote de Recuperação da UE, o que foi muito divertido. Uma foi organizada pelo Centro Jacques Delors e outra pelo Serviço de Imprensa do PE na Alemanha! Houve vários perguntas pertinentes, o que, espero, se traduzirá em alguma atenção mediática.

Aqui está uma pequena amostra do que fiz:

  • Melhorar o calendário dos Parlamentos. Estou a reunir-me com deputados de diferentes grupos políticos para discutir mais mudanças estruturais no atual calendário do Parlamento e assegurar que permitimos uma maior interação dos cidadãos, mantendo ao mesmo tempo o trabalho legislativo. Considerando a mudança para o trabalho remoto com esta crise da COVID e o facto de muitas reuniões serem remotas (reuniões-sombra, reuniões de comissões e grupos), acreditamos que vale a pena considerar uma melhoria no calendário. A boa notícia é que o Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia já aceitou a nossa proposta. Esta semana, tivemos uma reunião com um dos representantes conservadores no Parlamento. Iremos também discutir as nossas ideias com os outros grupos!

  • Colocar a migração laboral na ordem do dia. Estamos finalmente a construir uma aliança de interessados na migração laboral - ouvirão mais sobre isto nas próximas semanas! Falámos com vários eurodeputados e queremos formar um grupo informal - se quiserem, uma aliança para a migração laboral em Bruxelas. A Kamilla e eu também tivemos contactos com peritos em migração legal de ONGs/OIs para saber mais sobre o tema. A minha conversa favorita neste contexto foi com a Comissão Europeia sobre o EU Talent Pool - uma ideia que propusemos há algum tempo através do nosso projeto-piloto e que agora chegou ao Pacto!!!

  • Comunicando sobre o novo sistema de asilo. Para além de tudo o que está a acontecer, estamos a ajudar o grupo dos Verdes a organizar uma conferência sobre o Pacto no final deste mês. Muito provavelmente, moderarei um dos painéis centrado na solidariedade da UE. Posso anexar aqui um vídeo, para todos os que estão mais interessados nestas questões de migração. 🙂

  • Definição das prioridades da lei eleitoral para os Verdes/EFA. Juntamente com a Jo, estamos a finalizar as prioridades da lei eleitoral para o grupo dos Verdes! Estamos também a falar com as diferentes Representações Permanentes em Bruxelas sobre Direito Eleitoral - só para podermos compreender a sua perspetiva e as preocupações dos diferentes Estados-membros. Numa nota secundária: também realizámos uma longa sessão estratégica com todos os membros dos Verdes/EFA no Comité, que foi realmente agradável por termos planeado o nosso trabalho e definido um padrão de trabalho colaborativo. 🙂

Muito obrigado pela vossa confiança!
Se tiverem alguma ideia, pergunta ou sugestão, por favor escrevam-me!

Atenciosamente,
Damian

P.S: Obrigado por lerem esta longa, longa atualização! 

P.P.S: Subscrevam a minha newsletter se quiserem receber atualizações regulares através de www.damianboeselager.org

Notícias sobre Damian Boeselager

Subscreve a newsletter

Fica a conhecer mais pormenores acerca do trabalho desenvolvido pelos Volters

Subscreve agora