Volt Portugal na fronteira com Volt Espanha para falar da ferrovia
No dia 4 de junho, Elvas recebeu com entusiasmo a visita de Duarte Costa, candidato do Volt às eleições europeias.
O evento, denominado "Trans-Ibérico: O corredor Madrid — Lisboa", foi organizado pelo Volt Portugal em parceria com o Volt Espanha. Duarte Costa participou num debate na Casa da Cultura, acompanhado por António García Salas e pela candidata do Volt Espanha. Durante o debate, foram abordados vários temas importantes, como o combate ao populismo, o fortalecimento da democracia, as energias renováveis e a conectividade das infraestruturas europeias.
Na sua campanha por Elvas, o candidato foi acompanhado pela cabeça de lista do Volt Espanha para as eleições europeias, Clara Panella Gomez, com quem se reuniu. Na agenda estavam projetos relacionados com a ferrovia Madrid - Lisboa, conectividade e infraestruturas, energias renováveis, reforço da democracia e combate ao populismo.
Para o candidato do Volt Portugal, é evidente que o Alentejo enfrenta atualmente desafios significativos no que diz respeito aos transportes públicos. Ele expressou a sua preocupação com a falta de conectividade da região com o resto da Europa, destacando especialmente a negligência da linha ferroviária local. "O Alentejo deveria ser uma região mais acessível e interligada com o resto da Europa, mas infelizmente essa não é a realidade. Estamos perante uma linha ferroviária extremamente negligenciada", lamentou Duarte Costa.
É neste sentido que o Volt Portugal apresenta no seu programa eleitoral medidas robustas para alavancar uma rede ferroviária europeia funcional, que permita a mobilidade de pessoas e mercadorias, com a vantagem das emissões reduzidas. O partido propõe ainda uma plataforma digital europeia que centralize todos os transportes públicos europeus, bem como a consulta de trajetórias e compra de bilhetes sem sair da plataforma.