Volt Portugal participa na Marcha Mundial pelo RBI
A Marcha Mundial pelo Rendimento Básico Incondicional acontece nas cidades do Porto e Lisboa, no dia 23 de setembro, sábado, pelas 15h30. O Volt Portugal participará do evento apoiando a realização desta que será a 16º Semana Internacional do Rendimento Básico.
Com o mote: “Pelo direito incondicional a uma vida digna”, a Marcha terá início em Lisboa na Praça do Saldanha e no Porto na Praça da Batalha. A iniciativa é promovida por um grupo de cidadãos a favor da ideia do rendimento básico incondicional e pela Associação pelo Rendimento Básico Incondicional e enquadra-se nas celebrações da semana do RBI, que acontecerão por todo o Mundo.
O Volt Portugal incluiu no seu programa político o Rendimento Básico Incondicional (RBI). “Da inteligência artificial à automação, o século XXI é um tempo de inovações tecnológicas que estão a revolucionar a forma como trabalhamos e, a partir daí, o modelo clássico de remuneração pelo qual asseguramos a nossa subsistência material. O RBI é também uma enorme inovação social que tem o potencial de revolucionar este modelo de subsistência e dissociar o trabalho da sobrevivência material. Testa-lo e estar abertos à inovação tecnológica e social é a nossa posição em toda a Europa e por isso apoiamos e marcamos presença nesta iniciativa em Portugal”, disse Duarte Costa, co-presidente do Volt Portugal e candidato às Europeias 2024.
Por todo o Mundo, o RBI – a atribuição a todos, individualmente, de um rendimento regular e incondicional que seja suficientemente elevado para se ter um nível de vida digno – tem captado as atenções e gerado bastante debate, tendo em conta os múltiplos projetos-piloto que já foram e continuam a ser implementados. Em particular destaque, a experiência na Finlândia (2017-2019), ou
as centenas de experiências de rendimento garantido que se encontram a decorrer nos EUA.
Portugal tem também assistido a um aumento do debate, desde a primeira Iniciativa de Cidadãos Europeus sobre Rendimento Básico Incondicional em 2013, e a recente em 2020, com um movimento crescente liderado pela Associação RBI Portugal.