Volt Portugal apoia António José Seguro nas Eleições Presidenciais

O Volt Portugal anunciou hoje o apoio dos seus membros à candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, após um processo interno de avaliação política e debate democrático.

14 de jan de 2026

O partido sublinha que a decisão surge num contexto político nacional de crescente polarização, no qual se torna essencial mobilizar as forças democráticas em torno de um candidato capaz de garantir estabilidade institucional, diálogo e coesão social. Para o Volt, o próximo Presidente da República deve ser moderado, europeísta e capaz de representar a diversidade da sociedade portuguesa, funcionando como um elemento de despolarização e como um contraponto democrático e construtivo num sistema político atualmente dominado pela AD.

No plano europeu e internacional, o Volt destaca a importância de um Presidente comprometido com o aprofundamento do projeto europeu e com a autonomia estratégica da Europa, num contexto de instabilidade geopolítica, conflitos militares e tensões económicas globais. A convergência de António José Seguro com uma visão de uma Europa mais unida, economicamente produtiva e socialmente sustentável foi um dos fatores centrais da decisão.

Embora reconheça diferenças de visão quanto ao grau de integração europeia e à ambição em matéria de defesa comum, o Volt considera essas diferenças como uma oportunidade para o debate democrático.
“O Volt espera poder trabalhar com António José Seguro no sentido de abrir o debate e o diálogo dentro da sociedade portuguesa sobre o futuro da construção europeia e sobre a possibilidade de avançarmos para uns verdadeiros Estados Unidos da Europa, perante riscos geopolíticos reais e também aqueles que hoje são percepcionados como profundamente preocupantes pela sociedade portuguesa”, afirma Duarte Costa, co-presidente do Volt Portugal.

“É possível construir um Portugal que é motivo de orgulho coletivo: um país inovador e dinâmico, onde os cidadãos participam na vida democrática e onde é garantida a igualdade de oportunidades. Uma sociedade em que ninguém fica de fora ou para trás, independentemente da origem, condição social ou percurso de vida. Acreditamos que António José Seguro é o candidato mais próximo destes valores” refere Inês Bravo Figueiredo, co-presidente do Volt Portugal.

O partido sublinha ainda a especificidade das eleições presidenciais, nas quais apenas dois candidatos passam à segunda volta e apela à mobilização de todas as forças progressistas, da esquerda ao centro-direita, sobretudo perante o risco real de uma segunda volta contra a extrema-direita. Este é também um apelo à responsabilidade democrática e à cidadania ativa.

Com este apoio, o Volt Portugal apela ao voto em António José Seguro, defendendo uma Presidência da República que una os portugueses, reforce o compromisso europeu de Portugal e contribua para uma democracia mais participativa, informada e resiliente.