Volt Portugal participa em festa popular em Setúbal
Partido composto maioritariamente por jovens iniciou a campanha para o Parlamento Europeu, apresentando as suas propostas aos setubalenses.
Nesta última sexta (14/07), o Volt Portugal participou da 19ª edição da Festanima, a tradicional festa popular realizada na zona das Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal, onde realizou uma campanha de encontro direto com a população para explicar os desafios enfrentados pela sociedade atual, como as alterações climáticas e o aumento do custo de vida, relacionados com a inflação e com um modelo económico insustentável, do ponto de vista da justiça social e ambiental.
Durante a campanha, a equipa do Volt teve a oportunidade de dialogar com centenas de pessoas, constatando uma forte sensação de descontentamento em relação aos políticos e ao estado atual da região. "Percebemos que as pessoas sentem que os políticos não estão a desempenhar um bom trabalho e acreditam na necessidade de uma nova geração de líderes", comentou Duarte Costa, candidato às Europeias de 2024 e co-presidente do Volt Portugal.
O partido pan-europeu adotou uma abordagem didática e divertida para transmitir as suas mensagens, utilizando uma roda que as pessoas giravam, com várias categorias de questões, às quais respondiam com base nas suas opiniões e conhecimentos. Os participantes recebiam prémios, como t-shirts do Volt. A iniciativa tem como objetivo envolver os cidadãos, especialmente os jovens, no debate político e incentivar uma nova geração de líderes comprometidos com soluções sustentáveis.
"Não estamos apenas nas zonas mais visíveis e populares da cidade. Estamos também nos bairros dos trabalhadores, representando uma voz que muitas vezes não é ouvida. Estamos a marcar presença em bairros mais afastados dos centros urbanos, distantes do olhar dos partidos políticos tradicionais, algo que vamos manter sempre no nosso trabalho", afirmou Duarte Costa.
Composta por membros jovens, a equipa do Volt Portugal programou a viagem até Setúbal de comboio, onde aproveitou a oportunidade para abordar com os utilizadores da ferrovia questões relacionadas com a mobilidade e sustentabilidade. Durante o percurso, a equipa do Volt encontrou-se com diversos passageiros, ouvindo as suas opiniões e partilhando informações sobre a utilização do transporte ferroviário, como uma opção mais sustentável e eficiente para longas distâncias.
“Estamos empenhados em promover a importância do investimento e expansão da rede ferroviária em Portugal. Os comboios são uma forma de transporte bastante vantajosa, especialmente quando se trata de transportar um grande número de pessoas em longas distâncias, de forma neutra em carbono", explica o co-presidente do partido.
O candidato às Europeias pelo Volt Portugal afirma que em certas linhas onde há uma maior procura, é necessária uma maior frequência e capacidade. “Acreditamos que Lisboa pode desempenhar um papel central nesse sentido, permitindo que as pessoas façam trocas rápidas de comboio, seja para a praia, para o interior ou até mesmo para o estrangeiro", elabora.
Embora reconheça que existem desafios no setor ferroviário, Duarte Costa diz que está empenhado em promover a modernização e a expansão da rede, para tornar o transporte ferroviário uma opção ainda mais atrativa e acessível para os cidadãos portugueses. "Entendemos que existem obstáculos a superar, mas acreditamos que a melhoria e inovação na ferrovia são essenciais para um futuro mais sustentável", destacou.
Além da campanha pela ferrovia sustentável, o Volt Portugal está envolvido na sensibilização dos cidadãos para outras questões, nomeadamente a transição para uma economia de carbono zero, promovendo mudanças positivas e conscientizando a população sobre questões importantes para o futuro de Portugal. Com a sua abordagem dinâmica e inclusiva, o partido espera incentivar mais pessoas a participarem ativamente na construção de um país mais sustentável e justo para todos.