Revista Visão: destaques do Volt no debate RTP
Em sumário das intervenções do cabeça de lista pelo Volt Portugal, Duarte Costa, a revista Visão distinguiu as propostas abaixo indicadas.
“Good evening”. O candidato do partido pan-europeu começou o debate dirigindo-se aos telespectadores que comunicam “apenas em inglês”, garantindo que toda a conversa seria, mais tarde, legendada e partilhada nas plataformas do Volt Portugal.
Fiel ao projeto do partido, Duarte Costa insistiu no federalismo europeu como solução “para resolver os problemas internos” da Europa. Mas a principal ideia trazida para este debate terá sido a de “um projeto de Defesa Comum”. O cabeça de lista do Volt Portugal recordou que os valores gastos pelos 27 Estados-membros, nesta área, atingem números próximos dos orçamentos de Rússia e China, considerando que a criação das “Forças Armadas Europeias” permitiria “reforçar o pilar europeu na NATO”.
Outra das propostas-chave desta candidatura passa pela atribuição de um rendimento básico europeu, com vista a apoiar “cerca de 40 milhões de europeus que vivem no limiar da pobreza”. “A criação de um ministério das finanças europeus para taxar as grandes corporações” é a solução apresentada, um projeto que Duarte Costa acredita que “vai permitir tornar as pessoas menos vulneráveis”, travando o “descontentamento” e os “votos de protesto”, que, destaca, “alimentam populismos e extremismos”.