Portugueses reforçam a sua confiança no Volt
O partido cresce em comparação com as legislativas mesmo com o aumento significativo da taxa de abstenção.
O Volt Portugal reuniu mais de 9.500 votos nas eleições europeias, o que se traduz num crescimento na fração de votos superior a 30% em comparação com o resultado registado nas eleições legislativas.
O partido foi o mais votado entre aqueles que não têm assento parlamentar (excluindo-se o epifenómeno do ADN). Recorde-se que o Volt Portugal deu entrada, em abril deste ano, com um pedido de apreciação junto da Provedoria da Justiça com vista à ilegalização do ADN por perfilhar ideologia fascista.
O cabeça de lista do Volt Portugal às europeias diz-se "tranquilo e confiante" perante os resultados alcançados, dirigindo um agradecimento sentido a todas as pessoas que confiaram no Volt nestas eleições. "Temos recebidos inúmeras mensagens de apoio e vemos com entusiasmo as várias menções positivas de comentadores e formadores de opinião em Portugal que destacaram o Volt nestas eleições enquanto partido que traz uma nova competência e atitude à política", afirma o cabeça de lista do partido, Duarte Costa.
"Fomos dos partidos com maior retenção de votos em relação às legislativas de março deste ano, o que é muito importante se pensarmos que a taxa de abstenção foi significativamente mais elevada. Isso mostra que o crescimento da proposta de valor do Volt é sustentado", explica Duarte Costa. "Lamentamos também que Portugal tenha perdido a representação na família dos Verdes. O pior cenário, para o qual alertámos várias vezes, verificou-se. Infelizmente, nem o Livre, nem PAN elegeram. Se estes partidos tivessem considerado a proposta de eco-coligação que lhes fizemos chegar, todos teriam sido beneficiados. Os portugueses europeístas, verdes e progressistas podem contar agora com os 5 eurodeputados eleitos pelo Volt em toda a Europa!", acrescenta com entusiasmo o co-presidente do partido, que foi considerado um dos 100 jovens candidatos ao Parlamento Europeu mais corajosos e orientados para o futuro pela organização cívica alemã Brand New Bundestag.
Duarte Costa é especialista em alterações climáticas e Embaixador do Pacto Europeu pelo Clima, sendo uma das vozes mais proeminentes em Portugal em matéria de transição climática e defesa dos direitos humanos.
O Volt, o primeiro e único partido pan-europeu, elegeu 5 eurodeputados em toda a Europa, o que constitui um sinal de esperança para os verdes, progressistas e europeístas. O partido apresenta um programa eleitoral robusto e devidamente orçamentado ao nível do relançamento da competitividade da economia europeia, transição climática, defesa da paz, reforço da democracia e combate ao populismo, a qual ganha agora uma força acrescida no Parlamento Europeu, em Bruxelas.