Co-presidente do Volt Portugal reúne com o presidente da Câmara de Coimbra
No dia 17 de março, o co-presidente do Volt Portugal, Duarte Costa, acompanhado por membros da equipa de Coimbra, reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, para discutir vários temas prioritários, como a sustentabilidade, a inovação, o empreendedorismo, a habitação e as grandes obras da cidade.
A reunião foi extremamente produtiva, resultando em diversas sugestões para impulsionar a sustentabilidade em Coimbra, tais como a instalação de painéis solares nos edifícios municipais e a expansão da geração de energia renovável municipal. O presidente da Câmara, José Manuel Silva, afirmou que está a trabalhar para desbloquear trâmites administrativos para colocar painéis solares nos telhados dos edifícios municipais com potencial solar até ao final do mandato, incluindo na cobertura do Estádio Municipal.
Durante a reunião também se discutiu a importância do empreendedorismo e da inovação para o desenvolvimento da cidade. Rui Sousa, membro do Volt em Coimbra e da direção do CETEC - Centro de Empresas Tecnológicas e Incubadora de empresas, destacou a necessidade de descentralizar o investimento empreendedor de Lisboa e direcioná-lo para o resto do país, especialmente para Coimbra. "Coimbra precisa de marcar presença nestes clusters e ter políticas concretas para atrair estas dinâmicas para a cidade", afirmou Sousa durante a reunião.
O presidente da autarquia destacou o sucesso do projeto TUMO e o seu potencial para abrir oportunidades entre jovens e crianças de Coimbra para prosseguirem carreiras nas áreas de ponta da inovação tecnológica. A qualidade da nova equipa à frente da divisão do município de empreendedorismo e atividades económicas foi também destacada para atrair investimentos e novos projetos empreendedores à cidade.
Além disso, o Volt questionou o presidente da Câmara sobre as medidas municipais que podem aliviar a subida de preços da habitação em Coimbra. José Manuel Silva afirmou estar confiante que Coimbra consiga ter uma mudança substancial no acesso à habitação com o PRR para habitação social e o programa de arrendamento acessível do governo. O co-presidente do Volt Portugal, Duarte Costa, sugeriu que o município também adote políticas de habitação pública, como em outros contextos europeus e até nacionais, como o caso do programa Porto com Sentido da Câmara Municipal do Porto, por forma a aumentar a percentagem de habitação pública na cidade e garantir condições de acesso a habitação a grupos vulneráveis como estudantes, jovens, famílias monoparentais ou de baixo rendimento.
Com esta reunião, o Volt Portugal demonstra o seu compromisso em colaborar com a coligação Juntos Somos Coimbra e acrescentar valor à cidade em diversas áreas, como a sustentabilidade, a inovação e o empreendedorismo.
"A reunião com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra foi muito produtiva e estamos confiantes de que, com a colaboração do Volt, poderemos impulsionar a sustentabilidade e a inovação em Coimbra", concluiu Carlos Leite, um dos líderes da equipa do Volt em Coimbra.