Antigo Presidente da República da Estónia junta-se ao Volt 🇪🇪 💜
Na quinta-feira, 10 de abril de 2025, uma delegação do Volt — composta pela Co-Presidente Francesca Romana D’Antuono, pelo Secretário-Geral Achille Coenegracht e pelo Eurodeputado Reinier van Lanschot — recebeu o Toomas Hendrik Ilves no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para uma discussão sobre uma visão comum para uma União Europeia unida, igualitária e próspera.

O Presidente Toomas Hendrik Ilves partilha com o Volt o objetivo primordial de construir uma Europa resiliente, próspera e capaz de liderar mudanças sustentáveis nestes tempos de incerteza e turbulência.
A conversa foi rica em ideias e perspetivas sobre o nosso presente e futuro, abordando temas essenciais como o reforço da integração europeia, a aceleração da digitalização da administração pública a todos os níveis de governação, o reforço da segurança europeia e a modernização da economia.
Gostaríamos de partilhar as próprias palavras de Toomas Hendrik Ilves sobre a decisão de se juntar ao Volt:
“Não tive qualquer filiação partidária durante quase 20 anos e evitei explicitamente qualquer envolvimento partidário na última década após deixar o cargo. Mas os desafios que a União Europeia enfrenta hoje mudaram drasticamente. Primeiro, com a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia e a sua atitude abertamente hostil e ameaçadora em relação à Europa, e agora com uma administração norte-americana antagonista que virou do avesso a relação transatlântica dos últimos 80 anos, temos de nos perguntar: sobreviverá o nosso modo de vida europeu?
Para que isso aconteça, a Europa tem de agir agora. Precisa de ultrapassar 35 anos de negligência na defesa e segurança; precisa de criar um mercado de capitais à escala europeia para permitir o tipo de investimento que impulsionou os EUA para a sua posição de liderança em tecnologia, estando hoje muito, muito à frente da Europa, onde precisamos de recuperar terreno a passos largos, especialmente na área da inteligência artificial. Se não abordarmos estas questões, tornar-nos-emos o beco empobrecido que fomos pela última vez na Idade Média.
A Europa precisa de um Zeitenwende estratégico, em todos os domínios: defesa, política externa, finanças, Mercado Único, regulamentação de inovação e tecnologia autodestrutiva, políticas energéticas onerosas e debilitantes, e processos de tomada de decisão. Mais importante ainda, a UE precisa de ultrapassar a sua própria letargia, a sua relutância em enfrentar reformas difíceis e as suas disputas internas.
Com um ambiente internacional cada vez mais hostil ao continente, especialmente no que diz respeito aos valores fundamentais do Iluminismo — respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, Estado de direito, eleições livres e justas —, a Europa encontra-se sob ataque, tanto do exterior como dos seus próprios extremistas populistas. Nascidos na Europa há cerca de 250 anos, os valores fundamentais do Iluminismo trouxeram prosperidade e dignidade a pessoas em todo o mundo. Contudo, hoje, estes valores estão sob ataque. Hoje, a Europa está sob ataque. É hora de levarmos estas ameaças a sério. É hora de realizar reformas fundamentais que permitam à Europa prevalecer no ambiente turbulento que enfrentamos em casa e no estrangeiro.
Por todas estas razões, quebrei a minha promessa de evitar toda a política partidária e optei por me juntar ao Volt, um partido que hoje ainda é pequeno mas que, para mim, representa tudo aquilo que considero vital para que a Europa consiga superar as múltiplas crises existenciais que enfrentamos atualmente. Juntar-me a um partido político significa partilhar os seus valores. Eu partilho os valores incorporados no Volt.”
A carreira política do Presidente Ilves é verdadeiramente notável, tendo desempenhado um papel fundamental na adesão da Estónia à União Europeia. Europeísta fervoroso, foi um pioneiro na digitalização da Estónia, transformando o país num centro de startups e tecnologia de classe mundial. O envolvimento do Presidente Ilves ajudará a acelerar o impacto crescente do Volt em toda a Europa — do nível local ao nacional e supranacional.
Dar os próximos passos juntos no caminho para uma Europa federal é uma honra tremenda — e por isso dizemos: bem-vindo a bordo, Presidente Ilves!