Quatro eleitos Volt: Um novo partido europeu na política local portuguesa

O Volt Portugal celebra com entusiasmo e gratidão os resultados das eleições autárquicas de 2025, que marcam um momento decisivo para a afirmação de uma nova geração de políticos em Portugal. Pela primeira vez, o Volt elegeu em vários municípios do país, incluindo vereadores, deputados municipais e membros em Assembleia de Freguesia, demonstrando que os portugueses estão prontos para uma política diferente, mais transparente, comprometida com a proximidade e soluções que funcionam, uma política

15 de out de 2025
Volt logo

Órgão autárquico

Candidatura

Mandatos

Nome

Câmara Municipal de Torres Vedras

Mov de Cidadãos: Unidos por Torres Vedras (Coligação PSD/CDS/VP)

1 Vereador no executivo

Rui Estrela Silva

Assembleia Municipal de Rio Maior

Candidatura Volt (independente)

1 deputado municipal

Luís Tirano

Assembleia de Freguesia de Rio Maior

Candidatura Volt (independente)

1 eleito na Assembleia de Freguesia

Manuel José Neto

Assembleia de Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela (Coimbra)

Mov de Cidadãos: Juntos Somos Coimbra (Coligação PSD/CDS/IL/NC/ PPM/VP/MPT)

1 eleito na Assembleia de Freguesia

Carlos Leite

Duarte Costa, co-presidente do Volt em Portugal afirma que o Volt consegue, em Portugal, com a confiança de milhares de eleitores, colher os frutos de um trabalho árduo de cinco anos com a eleição de uma nova geração de políticos locais e assim entrar no sistema político português. Estamos verdadeiramente motivados para com estes mandatos eleitos trabalhar afincadamente junto das populações e em ligação com os nossos colegas no resto da Europa para evidenciar o diferencial de termos o Volt em Portugal. Nós estamos seguros da grande vantagem deste projeto europeu, mas queremos que os portugueses agora possam testemunhá-lo na prática.


Inês Bravo Figueiredo, também co-presidente do partido, acrescenta que a eleição de representantes em diferentes pontos do país mostra que há uma vontade coletiva emergente de romper com o passado e construir uma política mais próxima das pessoas. Fizemos um trabalho de proximidade e de empoderamento de líderes locais para com eles, trazermos o Volt aos seus concelhos e freguesias. Unidos, conseguimos e é assim, de baixo para cima que os novos partidos progressistas se estabelecem e fazem contraponto com a vaga populista e radical que se propaga na Europa.


O Volt Portugal agradece a todos os que confiaram neste projeto e a todos os voluntários, candidatos, doadores e equipas de campanha que trabalharam arduamente para que estes e outros resultados fossem possíveis. Esta eleição é um ponto de partida para uma nova forma de fazer política. Continuaremos abertos a todos os que connosco, queiram trabalhar com dedicação para transformar cada freguesia, cada município e em breve todo o país com políticas que funcionam, que despolarizam e que representam progresso e futuro.